Category Archives: Conto

O Caçador Doméstico – Conto de Lima Barreto

O Simões era descendente de uma famosa família dos Feitais, do estado do Rio, de que o 13 de maio arrebatou mais de mil escravos. Uma verdadeira fortuna, porque escravo, naquelas épocas, apesar da agitação abolicionista, era mercadoria valorizada. Valia bem um conto de réis a cabeça, portanto os tais de Feitais perderam cerca ou… Read More »

Chuva com Lembranças – Texto de Cecília Meireles

COMEÇAM a cair uns pingos de chuva. Tão leves e raros que nem as borboletas ainda perceberam, e continuam a pousar, às tontas, de jasmim em jasmim. As pedras estão muito quentes, e cada gôta que cai logo se evapora. Os meninos olham para o céu cinzento, estendem a mão — e vão tratar de… Read More »

Uma história de Borboletas – Conto de Caio Fernando Abreu

André enlouqueceu ontem à tarde. Devo dizer que também acho um pouco arrogante de minha parte dizer isso assim – enlouqueceu -, como se estivesse perfeitamente seguro não só da minha sanidade mas também da capacidade de julgar a sanidade alheia. Como dizer então? Talvez: André começou a comportar-se de maneira estranha, por exemplo? ou… Read More »

Restos do carnaval – Conto de Clarice Lispector

Não, não deste último carnaval. Mas não sei por que este me transportou para a minha infância e para as quartas-feiras de cinzas nas ruas mortas onde esvoaçavam despojos de serpentina e confete. Uma ou outra beata com um véu cobrindo a cabeça ia à igreja, atravessando a rua tão extremamente vazia que se segue… Read More »

Se me chamarem diga que não estou – Conto de Rogério de Castro Ribeiro

Quando nasci, meu pai profetizou: – Ele vai ser alguém na vida! Quando fiz um ano, minha mãe disse: – No próximo aniversário vamos fazer uma festa! Quando fiz cinco anos, meus pais disseram: – Você vai ganhar um irmãozinho! Quando fiz seis anos, minha mãe disse: – Porquê você é tão mau com seu… Read More »